Três filmes do Rocky Spirit 2025 mostram que não há aventura completa sem uma boa trilha sonora no violão, mesmo quando o palco é uma montanha gelada ou uma tempestade nos Andes
+ Rocky Spirit Play reúne 50 filmes gratuitos sobre vida ao ar livre e esportes outdoor
+ 5 filmes de corrida para assitir online e de graça
Em meio a paredes de granito, nevascas ou travessias de caiaque em fiordes congelados, há algo que sobrevive ao frio e ao cansaço: o som de um violão. Na curadoria do festival Rocky Spirit 2025, três filmes diferentes — Riders on the Storm, About Damn Time e Baffin Vacation — trazem o instrumento como companhia essencial de quem se aventura em meio à natureza. E provam que, às vezes, a música é a parte mais humana de uma expedição.
Todos os filmes estão disponíveis no Rocky Spirit Play, plataforma gratuita que reúne todos os 50 documentários selecionados para o festival deste ano, até o dia 19 de outubro.
Por que o violão?
Talvez seja o silêncio da montanha pedindo uma melodia ou a necessidade de uma distração leve em meio aos desafios dos esportes de aventura, mas há algo de mágico em um violão que surge no meio do mato. Leve o instrumento para uma travessia, e ele inevitavelmente vira ponto de encontro: as pessoas se aproximam, as vozes se misturam, e de repente a paisagem ganha trilha sonora.
Para Gabriel Tarso, montanhista, músico e fotógrafo, a música é uma forma de potencializar a sua experiência na montanha. “É uma ferramenta que me ajuda a alcançar certos níveis de consciência, de sensibilidade”, diz o também filmmaker, cria da Serra da Mantiqueira, que já chegou ao topo do Everest três vezes.
Para ele, a combinação violão e montanha é perfeita para se colocar em um estado mais vivo em meio à natureza, mas com responsabilidade — sentir o ambiente e as pessoas ao redor é essencial. “Se o instrumento favorecer essa essa experiência no coletivo, eu acho que é válido pra todo mundo; se não, a gente precisa também respeitar o espaço dos outros na montanha. Às vezes a pessoa só vai lá pra ouvir o silêncio”, completa.
Se você é do time que entra para o coro da rodinha do violão, esses filmes vão te inspirar:
3 filmes em que o violão brilha no Rocky Spirit 2025
1. Riders On The Storm
Em Riders on the Storm, o som das cordas quebra o silêncio de 18 dias de tempestades nas torres de granito da Patagônia. Entre ventos cortantes e dedos congelados, o trio belga que tenta a primeira escalada alpina da rota clássica encontra nas pausas para tocar violão um momento de diversão leve, improvisando letras sobre a aventura que estão vivendo.
2. About Damn Time
Em About Damn Time, o violão surge como trilha afetiva de uma temporada histórica. O filme celebra as mulheres que desafiaram o domínio masculino nas icônicas corredeiras do Grand Canyon, remando em canoas de madeira feitas à mão. Entre remadas e histórias, o som do violão reforça o espírito livre e o companheirismo que unem essas barqueiras — mulheres que transformaram aventura em herança.
3. Baffin Vacation
Em Baffin Vacation, o casal experiente na aventura Erik e Sarah partem para uma viagem de 69 dias pela costa remota da Ilha de Baffin, no Ártico canadense. O casal pratica kite ski, esquia por montanhas isoladas, escala uma parede gigante e cruza uma geleira em busca de novos rios para remar em águas brancas. Entre uma aventura e outra, o violão aparece como pausa e companhia de um casal espontâneo e divertido, que celebra tanto a parceria esportiva quanto a cumplicidade romântica.