Neste final de semana (27 e 28), o Rocky Spirit desembarca no Posto 10, em Ipanema, Rio de Janeiro (RJ), com histórias que celebram inclusão, diversidade e empoderamento através do esporte.
Um dos destaques da programação é o documentário The Cholita Skaters of Bolivia, que mostra como um grupo de jovens bolivianas vem quebrando estereótipos e transformando o skate em um poderoso símbolo de identidade cultural e liberdade.
Veja também
+ 7 filmes de bike que estamos contando os dias para assistir no Rocky Spirit
+ Este farol no meio do nada se transformou em um excêntrico hotel de aventura
+ A receita de Ruth Croft para vencer a Ultra-Trail du Mont-Blanc
O filme conta a história do coletivo Imilla Skate, fundado em 2019 por Daniela Santiváñez e duas nas ruas de Cochabamba. Incentivada pelo irmão, Daniela arriscou seus primeiros ollies e kickflips ainda na infância, embora fosse “raro ver garotas andando de skate”.
Cansada de ouvir as reclamações de sua mãe sobre os hematomas causados pelas quedas, Santiváñez largou o esporte na adolescência, mas retomou a paixão quando descobriu na faculdade que não estava sozinha.
“Andar de skate com o Imilla Skate nos ajudou a criar laços, a fortalecer a amizade. Somos muito próximas. Não apenas andamos de skate, mas também nos apoiamos nos nossos problemas”, conta Santiváñez.
Se no passado os povos originários da Bolívia eram socialmente excluídos e impedidos até de usar transportes públicos, no Imilla as vestimentas coloridas, com as tradicionais polleras (saias coloridas), simbolizam força e empoderamento.
“Essas roupas não são uma fantasia. São uma identidade. É o que as torna cholitas, e elas têm orgulho disso”, explica Huara Medina Montaño, também integrante do Imilla Skate.
Graças à atuação do coletivo nas redes sociais, outras mulheres começaram a praticar o esporte, reforçando um sonho simples e grandioso das cholitas skatistas: ver cada vez mais mulheres deslizando de skate pelas ruas bolivianas, vestindo suas polleras com orgulho.
The Cholita Skaters of Bolivia é um dos 50 filmes selecionados para a 15ª edição de Festival Rocky Spirit, que acontece nos dias 27 e 28 de setembro, em Ipanema, Rio de Janeiro (RJ), e na versão online, de 3 a 19 de outubro.
Serviço:
Rocky Spirit 2025 – 15ª edição – Rio de Janeiro
Data: 27 e 28 de setembro de 2025
Local: Praia de Ipanema – Posto 10, Rio de Janeiro
Horário: das 15h às 20h
Entrada gratuita
Programação:
14h | Abertura
16h15 – 17h | Show
17h – 19h | Exibição dos filmes