7 filmes de escalada para assistir no Rocky Spirit deste ano - Rocky Spirit
Rocky Spirit: ciclista “dropa” o Kilimanjaro em um dos maiores downhills do mundo
8 de setembro de 2025

7 filmes de escalada para assistir no Rocky Spirit deste ano

Filmes de escalada Rocky Spirit 2025: Death of Villains
Filme Death of Villains. Foto: Divulgação

O maior festival de filmes outdoor do Brasil deste ano vai fazer a cabeça dos fãs de escalada. Entre os destaques do Rocky Spirit 2025, sete filmes da modalidade chegam com força e emoção.

+ Cinema ao ar livre: esses são os filmes que vão brilhar no Rocky Spirit 2025
+ 5 filmes de escalada que marcaram uma geração

A 15ª edição do festival acontece nos dias 27 e 28 de setembro, no Posto 10 da Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, com sessões gratuitas ao ar livre. Depois, o festival segue em versão online entre os dias 3 e 19 de outubro, também com acesso gratuito para todo o Brasil. São 50 produções selecionadas no total, vindas de 13 países, sobre esportes outdoor, aventura e meio ambiente.

Os filmes de escalada selecionados trazem desde narrativas intimistas até conquistas impressionantes em rocha, revelando o lado mais humano e também mais radical do esporte. Confira as produções selecionadas:

Os 7 filmes de escalada do Rocky Spirit 2025

1. Body Of a Line
Direção: Henna Taylor
EUA, 2024
10 minutos

Filme Body of a Line
Filme Body of a Line. Foto: Divulgação

Escalar a Dunn-Westbay Direct não foi apenas uma proeza, mas um desafio pessoal para a escaladora Madeleine Sorkin. Atingindo mais de 4.000 metros,  houve apenas quatro ascensões registradas ao cume de Long’s Peak, no Front Range do Colorado. Para Madeleine se tornar a quinta pessoa (e primeira mulher) a conquistar a façanha, a jornada foi intensa.

2. Climbing Through
Direção: Cam Sylvester
Canadá, 2025
11 minutos

Filme Climbing Through
Filme Climbing Through. Imagem: Divulgação

As escaladoras Julia Niles e Em Pellerin partem para o desafio de escalar as grandes paredes do Vale de Cochamó, no Chile. Amarradas uma à outra, cada ação se torna um poderoso lembrete para desacelerar e abraçar o presente. E a experiência se torna o combustível para o que está por vir.

3. Death of Villains
EUA, 2025
37 minutos

Filmes de escalada Rocky Spirit 2025: Death of Villains
Filme Death of Villains. Foto: Divulgação

Um ex-prodígio da escalada escancara sua luta contra distúrbios alimentares e luta para realiza seu sonho: encarar uma via 5.15 – e com a ajuda de um parceiro bastante inusitado e polêmico.

4. Ian
Direção: Matt Raimondo
Austrália, 2025
8 minutos

Em um mundo que nos diz para desacelerar, Ian Elliott, 72 anos, prova que nunca é tarde para conquistar sua escalada mais difícil. Aos quase 70 ele escala um 5.12d — um feito que poucos alcançam — e nos mostra sua determinação implacável. Um curta-metragem sensível sobre desafiar a idade, perseguir a paixão e reescrever o que é possível.

5. Parallel World
Direção: Aleksandar Valchev
Bulgária, 2025
21 minutos

Filmes de escalada Rcoky Spirit 2025: Parallel World
Filme Parallel World. Foto: Divulgação

Após o nascimento da filha, um alpinista se questiona sobre os limites entre a segurança que a paternidade requer e a adrenalina e desafios da alta performance. A dúvida aumenta quando ele se vê frente a frente com um dos mais duros desafios atuais do alpinismo, o Parallel World (D16), nas Dolomitas (Itália).

6. Riders of the Storm
Direção: Josh Lowell
EUA, 2025
27 minutos

Filme Riders of the Storm
Filme Riders of the Storm. Foto: Divulgação

Três alpinistas belgas enfrentam dezoito dias de nevascas uivantes, pés congelados e situações perigosas na tentativa de fazer uma muito cobiçada primeira escalada alpina.

7. Rocha, Substantivo Feminino
Direção: Larissa Corino, Patrícia Meschick
Brasil, 2025
26 minutos

Nas paisagens do Cerrado, a savana brasileira, um grupo de escaladoras experientes compartilha suas experiências no esporte. O filme retrata histórias inspiradoras de coragem e resiliência, apresentando mulheres que escalam além das montanhas. É um testemunho de como elas redefinem a conquista de picos, abrindo caminho para futuras gerações em busca de diversidade, inclusão e representatividade na escalada.

G Outside

Mais notícias