The Trans al-Andalus: bikepacking tem lugar garantido no Rocky Spirit 2025 - Rocky Spirit
Do Leme ao Pontal: Rocky Spirit retorna ao Rio com filme que celebra o DNA carioca
26 de agosto de 2025

The Trans al-Andalus: bikepacking tem lugar garantido no Rocky Spirit 2025

The Trans al-Andalus conecta cenários históricos da Península Ibérica. Foto: Reprodução.

O Rocky Spirit chega à sua 15ª edição mantendo firme o propósito de compartilhar filmes autênticos e profundamente conectados ao universo outdoor. Se o festival é feito de histórias inspiradoras, o bikepacking não poderia faltar entre os selecionados de 2025.

Uma das produções que prometem arrepiar o público nesta temporada é The Trans al-Andalus: Bikepacking Through Centuries, documentário que retrata um longo pedal de 2.500 km pelas artérias esquecidas do império medieval de Al-Andalus.

Veja também
+ Do Leme ao Pontal: Rocky Spirit retorna ao Rio com filme que celebra o DNA carioca
+ A cura pela escuridão: 82 horas em um retiro onde não há uma única fresta de luz
+ Um guia para você se aventurar na Serra do Roncador, paraíso do Cerrado brasileiro

No verão escaldante de 2024 – o mais quente já registrado na Península Ibérica –, Leo Brasil e Adam Pawlikiewicz costuram no mapa os caminhos do império Al-Andalus, passando por cidades bucólicas no alto de colinas, ruínas de torres de vigia, olivais silenciosos e capitais lendárias como Zaragoza, Toledo e Granada.

Leo Brasil e Adam Pawlikiewicz na travessia de 2.500 km. Foto: Reprodução.

A cada quilômetro, a dupla desenterrara histórias de convivência entre muçulmanos, judeus e cristãos durante a Idade Média que, entre encontros e tensões, ajudaram a moldar uma das paisagens culturais mais complexas da Europa.

“Esse projeto nasceu da vontade de juntar bike, cultura e história”, explica Leo Brasil. “Criamos uma rota própria, conectando lugares que ainda guardam a memória de Al-Andalus. Foi desafiador pelo calor extremo — chegamos a pedalar com 45°C — mas também uma viagem cheia de pequenas descobertas. Em uma das noites, por exemplo, acampamos dentro de um castelo histórico do século IX, sem teto, sob um céu coberto de estrelas.”

Em 2024, a dupla de ciclistas já havia arrebatado o público do Rocky Spirit com o premiado In Search of the Qhapaq Ñan, uma travessia sobre duas rodas pelas trilhas incas da América do Sul. Agora, eles se lançaram em um cenário completamente diferente, percorrido durante o verão escaldante da Península Ibérica. A cada pedalada, a sensação era de atravessar não só distâncias, mas séculos inteiros.

“Diferente do Qhapaq Ñan, que era pura aventura de montanha, este projeto tem uma pegada mais cultural. Como gostamos muito de história, a gente elaborou essa rota de Oviedo a Tarifa que conecta os principais marcos do período entre os anos 700 e 1400″, explica Brasil.


E, por trás das imagens grandiosas de The Trans al-Andalus, também existe uma história de amizade. Em 2020, morando nos EUA, Leo Brasil conheceu Adam Pawlikiewicz e a paixão compartilhada pela bicicleta, pela fotografia e pela vida ao ar livre selou uma parceria que logo extrapolou o pedal.

Juntos, eles já encararam travessias duríssimas na América do Sul, como Qhapaq Ñan e a Estrada Real. Na Bolívia, chegaram a dividir a mesma barraca por 35 dias seguidos. “Depois de uma experiência dessas, você vira praticamente família”, lembra Leo.

Para ele, é essa confiança mútua que sustenta cada projeto da dupla: um reconhece os limites do outro, e a cumplicidade transparece em cada cena. Em Trans al-Andalus a história não é diferente: não são apenas ciclistas superando os limites físicos, mas dois amigos que aprenderam a contar histórias pedalando lado a lado.

Rocky Spirit 2025

Em 2025, o maior festival brasileiro de cinema ao ar livre dedicado ao universo outdoor acontece nos dias 27 e 28 de setembro, no Rio de Janeiro, e de forma online entre 3 e 19 de outubro. Toda a programação é gratuita, mantendo a tradição do Rocky Spirit.

Saiba mais aqui.

G Outside

Mais notícias