É tempo de celebrar as mulheres do audiovisual e do mundo outdoor! Este ano, o Rocky Spirit, maior festival de cinema sobre vida ao ar livre do Brasil, teve seu recorde de filmes selecionados que foram dirigidos por mulheres. Foram 13 documentários com diretoras por trás de belas produções sobre aventura, esportes, meio ambiente e viagem.
Mas também na frente das câmeras a mulherada brilhou na 14ª edição do festival. No total, são 14 filmes que trazem as mulheres como protagonistas de aventuras em terra, ar e água.
+ Rocky Spirit 2024 disponibiliza 28 filmes exclusivos no festival online
+ Como montar o seu cinema outdoor em casa para assistir ao Rocky Spirit Online
Elas dirigem
Dentre os 13 filmes dirigidos por mulheres, três deles são brasileiros. Um dos destaques vai para Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D’Alva, as diretoras do longa “Aretha no Everest”. O documentário acompanha a trajetória de Aretha Duarte, mulher preta da periferia de Campinas que decide subir a montanha mais alta do mundo. Pra custear a viagem, além de trabalhar como guia de montanhismo, ela recicla resíduos, envolvendo a família, o bairro e uma rede de colaboradores que vai se expandindo, transformando Aretha em uma figura pública e ativista ambiental.
Tatiana e Roberta também são duas mulheres pretas e seu olhar sensível para a história de Aretha resultou em um filme emocionante e repleto de mensagens sociais importantes. “A exibição conta a minha história de uma forma diferente […], mas também aborda problemas sociais, do cotidiano, algumas partes até com uma visão poética”, diz Aretha.
Outra dupla feminina que contou a história de outra mulher é a formada por Luiza de Andrade e Bia Vilela, diretoras do filme “Presence”. O filme narra a jornada de Thati, uma mulher determinada a superar seus ataques de ansiedade por meio do surfe. Ela encontra refúgio nas ondas, onde a prancha vira sua aliada e terapia pessoal.
“Esse filme foi criado com uma dose intensa de amor e carinho. Acompanhar a jornada da Thati lidando com suas crises de ansiedade através do surf foi uma experiência e tanto, cheia de aventuras”, afirmou Luiza.
Os demais filmes brasileiros dirigos por mulheres são “Que Haja Vento”, de Bia Pinho, e 12. “Despertar”, dirigido por Karina Oliani em parceria com Rafael Duarte.
Mulheres no holofote e Rocky Spirit online
Já na frente das câmeras, 14 filmes exploram as histórias e aventuras de mulheres que se entregam ao mundo outdoor. Desde desafios na escalada até pedal em trilha e “perrengues” na neve, as personagens inspiram outras mulheres a ocupar cada vez mais, e juntas, os esportes e atividades na vida ao ar livre.
Para se espelhar nelas, você pode conferir a playlist “Mulheres” do Rocky Spirit online. O festival aconteceu no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, no último fim de semana, e agora está disponível em streaming gratuitamente.
Para explorar o Rocky Spirit online, basta fazer um cadastro simples no site. Os filmes estão organizados por playlist para agilizar a procura. É possível navegar por esporte, como: bike, montanhismo, escalada, surf, skate. Ou por interesses, como filmes brasileiros, aventuras em família, ou filmes dirigidos por mulheres.
Os filmes estarão disponíveis gratuitamente até às 23h59 do dia 15/09. Além das 27 produções exibidas no evento presencial, a plataforma online traz 28 filmes exclusivos que não passaram no telão no Parque Villa-Lobos. Todos os 55 filmes estão disponíveis na plataforma de streaming exclusiva do festival, sendo possível assistir em qualquer ordem e ritmo.
Mulheres do outdoor: apertem o play, se inspirem e se unam para mais aventuras!