Como o montanhista Rodrigo Mendes transformou a pior notícia que já recebeu, um diagnóstico precoce de Parkinson aos 38 anos, em superação para escalar alguns dos picos mais desafiadores do Planeta? O que fez dois amigos embarcarem em uma odisseia de bikepacking em busca do sistema mais antigo de trilhas da América pré-colombiana? É loucura levar uma criança de 3 anos para um ambiente inóspito como uma travessia na Patagônia?
As respostas dessas e de muitas outras perguntas estão na 14ª edição do Rocky Spirit, o maior festival de cinema outdoor do Brasil, que acontece nos dias 31 de agosto e 1° de setembro no Parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP), e na sua já tradicional versão online, de 2 a 15 de setembro.
Desde 2011, o Rocky Spirit mantém a tradição de apresentar ao público brasileiro alguns dos melhores documentários lançados neste ano no Mountainfilm – um pioneiro festival de filmes outdoor que rola todo ano desde 1979 em Telluride, no Colorado (EUA), – e também no consolidado Reel Rock Tour. Tudo o que faz parte do universo outdoor tem espaço na programação.
A partir de uma curadoria especializada e um sistema de inscrição aberto ao público, o Rocky Spirit também reúne curtas-metragens brasileiros inéditos sobre esportes outdoor, aventura e meio ambiente. As exibições começam sempre no início da noite, tanto no sábado como no domingo, em um telão de alta definição, gratuito, em uma das áreas abertas mais agradáveis da cidade de São Paulo.
Nesta temporada, serão mais de 40 produções nacionais e internacionais que estão na linha de frente da aventura, como o documentário “Bonito por Natureza”, sobre Jordana Agapito, uma das escaladoras em rocha mais talentosas do Brasil, e “Over The Undertow”, que questiona o que se espera que as mulheres sejam capazes de fazer no surf, seus limites e aspirações.
Além das exibições gratuitas no gramado do Villa-Lobos, o final de semana em SP promete atividades paralelas para um público apaixonado por natureza e boas histórias: aulão de yoga, funcional, slackline, oficinas de skate, palestras, shows, discussões ao vivo e sessões de perguntas e respostas com os cineastas, além de food trucks e outras atrações.
Abaixo, selecionamos 10 produções que já estão confirmadas no Rocky Spirit 2024. A programação completa será divulgada em breve aqui na Go Outside, no site Rocky Spirit e na página @rockyspiritfest no Instagram.
Alternativas – em busca de Qhapaq Nan”
Bikepacking é o tema de mais um filmaço que vai rolar no Rocky Spirit 2024. No final do ano passado, dois amigos, Leonardo Brasil e Adam Pawlikiewicz Mesa, embarcaram em uma odisséia em busca do sistema mais antigo de trilhas da América pré-colombiana, o Qhapaq Ñan. Terrenos hostis, altitude, incidentes com as bicicletas e dificuldade em repor água e comida em longos trechos selvagens sem ao menos um vilarejo tornaram a aventura muito mais dura do que eles estavam esperando. “Alternativas – em busca de Qhapaq Nan” é uma produção Brasil-Colômbia que mergulha na beleza selvagem da América do Sul por caminhos de gravel.
Despertar
E se a pior notícia da sua vida trouxesse alguns dos momentos mais mágicos e incríveis que você iria viver? Com um diagnóstico de Parkinson precoce aos 38 anos, Rodrigo Mendes começou um tratamento baseado em atividade física que mudou sua vida. Um menu extenso de treinos físicos, cognitivos e emocionais para desacelerar o avanço da doença abriram um novo mundo, em especial quando ele experimentou o montanhismo e começou a buscar grandes cumes, como o Kilimanjaro e o Aconcágua. Dirigido pelos experientes Karina Oliani e Rafael Duarte, “Despertar” vai chacoalhar suas certezas sobre seu próprio potencial com a história de Rodrigo.
Silêncio da Formação
O diretor Binho Benvenuti está de volta na programação do Rocky Spirit! Dessa vez, dando um ritmo alucinante ao documentário “Silêncio da Formação”, que narra a jornada de um grupo de atletas de paraquedismo na busca do recorde sul-americano de grandes formações de Head Down (cabeça para baixo). Um feito que exige alta performance de cada um dos indivíduos, mas também harmonia perfeita do grupo, com direito a muita tensão, dificuldades, superação e momentos críticos por trás da formação perfeita no céu, daquele segundo preciso em que o recorde é batido.
Over The Undertow
“Over The Undertow” questiona o que se espera que as mulheres sejam capazes de fazer no surf, seus limites e aspirações. Por meio das trocas de experiências de quatro atletas de surf, elas retratam o que é a essência do surf feminino em Aotearoa – nome maori para a Nova Zelândia. Essa surftrip na Ilha Norte é um convite à nova geração feminina no surfe desafiar seus limites e abraçar sua diversidade.
Bonito por Natureza
Jordana Agapito é uma das maiores escaladoras em rocha do Brasil e, apesar de ser a única mulher a ter escalado dois boulders de dificuldade V12 na América Latina, fora do micromundo da escalada é praticamente uma desconhecida. “Bonito por Natureza” vem corrigir essa injustiça: a partir da escalada da linha “Bonito por natureza”, o documentário apresenta Jordana, sua visão sobre o climb e conta como ela abandonou o trabalho de escritório para se entregar de corpo e alma à rocha, inclusive com as dúvidas e medos que esse salto no escuro traz.
Tether
Tether é sobre a skatista profissional Lois Pendlebury e sua jornada inesperada de tornar-se uma pastora de ovelhas. Quando ela lesiona o quadril e a carreira como skatista deixa de ser uma possibilidade, ela precisa reinventar o mundo dela e escolhe as montanhas nos alpes franceses para isso.
Maya e a Montanha
É loucura levar uma criança de 3 anos para um ambiente inóspito como uma travessia na Patagônia? Pode até parecer, mas nada mais longe da verdade. Veteranos de Rocky Spirit, Bia Carvalho e Edinho Ramon conseguiram unir ingredientes como conhecimento, equipamento adequado, bom planejamento e a dose necessária de paciência para criar uma experiência de conexão sem igual com Maya. Buscando a “montanha branquinha”, o imponente Fitz Roy, os três encontram a plenitude de viver o momento juntos.
Climbing for Gold
O escalador belga Fré Leys se preparou com sangue, suor e lágrimas para as Paraolimpíadas de 2023, em Salt Lake City. Mas o que deveria ser uma competição contra os melhores adversários do mundo se tornou uma batalha por respeito, dignidade e justiça nas oportunidades de participar do esporte.
Reflection
Quando criança, Tori Wood passou por experiências traumáticas na ginástica artística, que se manifestaram como depressão, ansiedade e transtornos alimentares na idade adulta. Ao experimentar o mountain bike enduro, modalidade duríssima que combina o desafio físico do cross-country com as descidas super técnicas do downhill, ela começou um processo de cura. “Reflection” mostra a superação desses fantasmas do passado na vida de uma atleta forte e capaz que precisa aprender a confiar no processo.
Aretha no Everest
O filme traz jornada de superação de Aretha Duarte, a primeira negra latino-americana a chegar no cume do Monte Everest, mostrando como sua resiliência e atitude transformadora deram vida ao seu sonho. Uma história de inspiração e coragem que mudou não apenas sua vida, mas também o mundo ao seu redor.