Neste final de semana (23 e 24), o Festival Rocky Spirit chega à Cidade Maravilhosa com a nata dos documentários sobre esportes, aventura, natureza e vida ao ar livre.
A programação é grátis e começará a partir das 17 horas no Posto 10 da Praia de Ipanema, no sábado e domingo, e também na Vila Olímpica Nilson Santos, na Ilha do Governador, no domingo.
Veja também
+ Rocky Spirit na Praia de Ipanema resgata espírito livre dos tempos do Píer
+ Festival Rocky Spirit leva 22 filmes sobre esporte e aventura para o RJ neste fim de semana
+ Festival Rocky Spirit reúne 10 mil pessoas em final de semana de calor em São Paulo
Após reunir 10 mil pessoas na capital paulista, a caravana do Rocky Spirit visita a capital dos esportes no Brasil. A mistura de mar azul, Mata Atlântica e montanhas faz do Rio de Janeiro um cenário perfeito para os amantes das atividades outdoor.
Abaixo, separamos a programação completa de filmes e algumas dicas para você manter a sua dose de adrenalina nas alturas durante os dias de Festival na capital fluminense. Confira!
Surf
O Rio de Janeiro é um dos berços do surf no Brasil, com consistência de swell e uma variedade de picos que atendem todos os gostos, oferecendo condições perfeitas para a prática do esporte dos reis.
Arpoador
Localizada entre Copacabana e Ipanema, o “Arpex” é uma das praias mais icônicas do Rio. Suas esquerdas volumosas e extensas atraem surfistas de toda a Zona Sul. Por isso é preciso um pouco de disposição para encarar o crowd, mas o visual já vale a queda.
Prainha
Um pouco mais isolada do agito fica a Prainha, um dos tesouros naturais do Rio de Janeiro. Localizado na região de Grumari, o pico é conhecido por suas ondas consistentes, além de um cenário deslumbrante.
Macumba
Os amantes do longboard na capital carioca costumam se encontrar na Praia da Macumba, localizada na Zona Oeste do Rio. A praia é conhecida por suas ondas um pouco mais amigáveis, além de um ambiente descontraído.
Escalada
Considerado um dos maiores e mais tradicionais centros de escalada do Brasil, o Rio de Janeiro conta com uma variedade de montanhas e vias para ninguém botar defeito. De qualquer ponto da cidade é possível enxergar uma face rochosa.
Totem do Pão de Açúcar
O Pão de Açúcar, cartão postal da Cidade Maravilhosa, conta com dezenas de vias de escalada de diversos níveis de dificuldade em uma rocha de ótima qualidade para o esporte. Apesar de não oferecer dificuldade muito alta, a escalada no Totem é belíssima pela movimentação e cenário.
Pedra Bonita
A Pedra Bonita é uma montanha próxima à Pedra da Gávea e oferece várias rotas de escalada em rocha. É conhecida por ser um local mais tranquilo e menos frequentado, com uma atmosfera mais “relax”.
Falésia do Chacrinha
Talvez um dos setores mais tradicionais de escalada esportiva no Rio de Janeiro, com fácil acesso a partir da Praia do Leme. É um ótimo local para escaladores que desejam desfrutar de uma experiência no esporte em um cenário espetacular à beira-mar.
Skate
O skate também sempre esteve presente na vida dos cariocas, mas com o crescimento da modalidade após a entrada nas Olimpíadas, a Prefeitura passou cuidar das centenas de pistas e bowls espelhados pela cidade com um pouco mais de carinho.
Lagoa Rodrigo de Freitas
Localizadas na Avenida Borges de Medeiros, as pistas da Lagoa Rodrigo de Freitas contam com uma localização privilegiada, além de um belo visual. Obras revitalizaram os espaços de street e bowl, tornando o lugar uma boa opção tanto para profissionais quanto iniciantes.
Parque Madureira
Localizado na Zona Norte do Rio, o Parque Madureira é um destino imperdível para os amantes das quatro rodinhas. É um dos maiores espaços de lazer ao ar livre da América Latina, oferecendo half pipe e bowls com diferentes obstáculos e níveis.
Aterro do Flamengo
Outra opção bem conhecida no Rio é o skate park do Aterro do Flamengo. Além de ponto de encontro dos praticantes da modalidade, o espaço oferece opções para diferentes gostos, com vários obstáculos de street e uma pequena rampa.
Trekking
O Rio de Janeiro é um cenário ideal para quem gosta de natureza e nãodispensa uma boa trilha. É possível percorrer centenas de quilômetros com visuais alucinantes sem sair de dentro da cidade.
Trilha do Corcovado
Uma opção amigável dentro do Parque Nacional da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo, é seguir rumo ao Corcovado, subindo pelas Paineiras, em um caminho com cerca de 2,5 km. A trilha é bem sinalizada. Já para subir aos pés do Cristo Redentor, é necessário comprar ingresso – o que já garante a descida de bondinho.
Trilha da Gávea
Cercada de encantos e mistérios, a trilha da Pedra da Gávea é certamente uma das mais desafiadoras do Rio. Quem tem fôlego para encarar pouco mais de 1,5 km de subida íngreme e uma carrasqueira capaz de colocar medo em muita gente, acaba presenteado por um visual deslumbrante de praticamente todo o litoral carioca.
Trilha do Morro da Urca
Por ser uma trilha de fácil acesso em um dos principais pontos turísticos da cidade, o Morro da Urca é bastante frequentado pelos “trekkeiros”. O início da trilha possui uma escadaria de troncos e a subida é um pouco íngreme. Como o local é bastante frequentado, provavelmente você esbarrará com outros trilheiros durante todo o percurso, garantindo que você está no caminho certo.
Imagem de capa: Escalador Alan Muller em via da Pedra do Urubu, que fica entre o Pão de Açúcar e o mar. Foto: Rafael Duarte / @rafaelduartephotography.