Mulheres aventureiras são destaque no Festival de Filmes Rocky Spirit 2022, em São Paulo e no Rio - Rocky Spirit
Coisa de cinema: dicas para curtir o Rocky Spirit sem perrengues
25 de agosto de 2022
Rocky Spirit leva o cinema para praia, comunidades e escolas cariocas
29 de agosto de 2022

Mulheres aventureiras são destaque no Festival de Filmes Rocky Spirit 2022, em São Paulo e no Rio

Se existisse cinema no século 18, a vida de Jeanne Baret teria virado filme. Essa francesa foi a primeira mulher a dar a volta ao mundo. Para isso, precisou se disfarçar de homem e conviver na embarcação com mais de 300 marinheiros. Passados mais de 250 anos, outras aventureiras seguem fazendo história. Estas, sim, com trajetórias registradas em vídeo. E agora, nove filmes com mulheres no protagonismo serão exibidos no Rocky Spirit, maior festival de cinema ao ar livre do Brasil.

Leia mais:

+ 7 filmes de escalada para assistir no Rocky Spirit 2022

+ Coisa de cinema: dicas para curtir o Rocky Spirit sem perrengues

+ 7 sábias lições da corredora de 103 anos que é recordista mundial

O 12º Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit traz produções nacionais e internacionais sobre vida ao ar livre, meio ambiente e aventura. Em 2022, será realizado nas capitais paulista e carioca, com a exibição de 38 filmes.

Em São Paulo, a programação será entre os dias 3 e 4 de setembro, no parque Villa-Lobos. No Rio de Janeiro, no feriado de 7 de setembro, a sessão de cinema ao ar livre será em três locais: a praia de Ipanema (Posto 10), Vila Olímpica da Gamboa e Vila Olímpica Nilton Santos, na Ilha do Governador. O evento é gratuito nas duas cidades.

“Entre os pontos altos do Rocky Spirit, além de volta ao modelo presencial, estão os filmes protagonizados por mulheres. Tenho certeza de que o público vai se identificar com a força e a sensibilidade de cada uma delas. É cinema de qualidade, que faz a pessoa rir, chorar, se emocionar e, acima de tudo, se inspirar com tantas histórias incríveis de mulheres que arrasam no outdoor”, garante a diretora do festival, Andrea Estevam.

Confira as sinopses dos filmes com mulheres protagonistas:

What’s in a name

(Reprodução/ Rocky Spirit)

A imigrante brasileira e escaladora profissional Maiza Lima confronta a história de racismo e misoginia na cultura americana em um filme inspirador.

EM

Foto: divulgação

Emilie Pellerin é uma escaladora que vive no estilo dirtbag – e usou todo seu tempo livre para virar uma das melhores escaladoras do mundo. Agora é hora de entrar nas vias mais desafiadoras da sua vida.

Dear Pippa

(Divulgação)

A corredora de trilha Els Van Woert faz uma carta emocionante a sua filha de 5 anos, Pippa, contando o que a maternidade lhe ensinou sobre ser mulher, confrontar o medo e abraçar a vulnerabilidade.

North Shore Betty

(Divulgação)

Uma pioneira e uma lenda: com 73 anos nas costas, Betty Birrell anda de bicicleta pelas rápidas e fluidas montanhas-russas de madeira da Colúmbia Britânica, no Canadá, nas últimas três décadas.

Sheri

(Divulgação)

Sheri Tingey revolucionou a indústria de equipamentos para esportes outdoor aos 50 anos de idade. O tempo não é capaz de parar sua criatividade, capacidade de invenção e força.

Caves

(Divulgação)

Você vai se sentir na pele da exploradora de cavernas e montanhista Lea Odermatt, em passagens claustrofóbicas, cavernas gigantes e câmaras incríveis geralmente acessíveis apenas a especialistas.

Elevated

(Divulgação)

Em vez de aceitar ser isolada, a escaladora surda Sonya Wilson mudou o mundo – seu próprio e de muitos outros escaladores surdos ou de baixa audição.

Learning to drown

(Divulgação)

Uma travessia intensa por meio do medo: a snowboarder profissional Jess Kimura tem pânico de água, e mergulha atrás das origens e da superação dele entre a profundeza do mar e muita neve.

This is Beth

(Divulgação)

Beth Rodden é uma das atletas mais talentosas da história da escalada. O que nem todo mundo sabe é que ela passou anos lutando contra o próprio corpo e isso quase destruiu sua carreira. É hora de enfrentar esse fantasma e renovar o amor pela escalada.

The Girls of Guanabara

(Divulgação)

Já esse filme não trata de uma personagem específica, mas de um grupo de mulheres skatistas que carrega a missão de tornar o skate inclusivo para todos. O curta é “emoldurado” pelas deslumbrantes paisagens cariocas, onde nasceu a escola de skate longboard Guanabara.

Para conhecer as sinopses de todos os filmes, basta acessar o site oficial do festival (rockyspirit.com.br).

Pôster do Rocky Spirit

O talento feminino se manifesta também na arte gráfica. “O pôster da 12ª edição do Rocky Spirit, assinado pela artista, contadora de histórias visuais e apaixonada pela natureza Mila Motomura, remete às raízes brasileira, ao mesmo tempo em que olha para o mundo e conta nossa história. Ele diz muito sobre nossa relação com os esportes, com a natureza, com o amor por estar ao ar livre. Ele fala também de diversidade: o outdoor é para todos”, conta Andrea.

“Quando trabalho com o que eu acredito, tudo flui melhor porque trago mais ainda minha emoção para o processo. O festival é maravilhoso e entramos todos em sintonia desde o primeiro contato. Agradeço profundamente ser incluída nisso tudo, porque vivi intensamente essa reverberação mágica que acredito que o festival leva para o mundo: a natureza e o amor que somos nós juntos quando estamos inteiros, ativos e em união”, completa Mila.

Pôster da edição 2022 do Rocky Spirit (Rocky Mountain / Divulgação)

O Rocky Spirit São Paulo tem patrocínio da Fit Combustíveis, enquanto o Rocky Spirit Rio de Janeiro conta com o patrocínio da prefeitura do Rio, por meio da secretaria Municipal de Esportes. O festival é uma realização da Rocky Mountain em parceria com o Mountainfilm e as mídias oficiais são Go Outside e Hardcore.

Confira imagens dos filmes:
www.youtube.com/watch?v=RKP_vmaCHZU
www.youtube.com/watch?v=o_NQitNm_p4

Mais informações:
Site: https://rockyspirit.com.br/
Instagram : https://www.instagram.com/rockyspiritfest/
Fan page – https://www.facebook.com/rockyspiritfest

-Publicidade-

G Outside

Mais notícias