Se um dia o skate foi visto como esporte marginal, hoje é ferramenta de transformação dentro das comunidades do Rio de Janeiro.
Um dos maiores exemplos disso é a trajetória de Vinicius Martins, protagonista de Quilombo Central, um dos destaques nacionais da programação do Rocky Spirit 2025.
Veja também
+ Cinema à beira-mar: os destaques de surf no Rocky Spirit 2025
+ Cinema ao ar livre: esses são os filmes que vão brilhar no Rocky Spirit 2025
+ Do Leme ao Pontal: Rocky Spirit retorna ao Rio com filme que celebra o DNA carioca
Cria do Morro da Providência, a favela mais antiga da América Latina, Vinicius fez das ruas cariocas um território de manobras criativas e liberdade de expressão.
Foi dele também a ideia do Santo Skate Park, projeto que, em parceria com a ONG Casa Amarela, levou a primeira pista de skate para o alto de um morro no Brasil.
Dirigido por Vinicius Martins e Anderson dos Santos Quilombo Central é uma vídeo parte independente que reforça o poder do skate para unir histórias, sonhos e o corre diário.
Na cultura do skate, a vídeo parte tem um peso enorme. Mais do que vitórias em campeonatos, é por meio delas que muitos skatistas constroem reputação e são reconhecidos pela cena. É também um espaço de expressão artística, já que cada parte traduz a identidade do skatista: criatividade, dificuldade técnica, personalidade, crítica social, até o jeito de ocupar a cidade.
E se cada vídeo parte carrega um retrato da vida do skatista, poucas histórias traduzem isso tão bem quanto a de Vinicius. Ele começou engraxando sapatos no centro do Rio, onde conheceu o skate de rua, e atravessou momentos difíceis — incluindo 1 ano e 5 meses de prisão injusta, até ser absolvido. O skate foi, ao mesmo tempo, prova de sua inocência e inspiração para criar oportunidades dentro da comunidade.
“Fui menino engraxate e, quando conheci o skate, descobri um leque de oportunidades que eu não tinha. Hoje posso mostrar que o skate ensina mais do que manobras: ele promove alfabetização, conhecimento e educação, porque sem educação não somos nada”, conta Vinicius, que foi campeão carioca de 2024 na categoria Master.
Para ele, Quilombo Central é mais do que um filme: é manifesto. “É mostrar a essência do skate de rua, onde ele surgiu e onde aprendi a andar de skate. Mostrar à juventude que, além dos campeonatos, numa vídeo parte é possível se expressar como quiser, no estilo que quiser, sem preconceito. Produzir uma vídeo parte independente é levantar a bandeira do meu território, da minha história, e ter orgulho dela, com uma visão crítica das questões sociais que me atravessam.”
Quilombo Central será uma das dez atrações nacionais do Rocky Spirit, festival que reúne os grandes filmes do outdoor do momento. O evento chega à sua 15ª edição nos dias 27 e 28 de setembro, no Posto 10 da Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, e também na versão online, de 3 a 19 de outubro. O evento é 100% gratuito, celebrando o estilo de vida ao ar livre da melhor maneira.
Serviço:
Rocky Spirit 2025 – 15ª edição – Rio de Janeiro
Data: 27 e 28 de setembro de 2025
Local: Praia de Ipanema – Posto 10, Rio de Janeiro
Horário: das 15h às 20h
Entrada gratuita
Programação:
14h | Abertura
16h15 – 17h | Show
17h – 19h | Exibição dos filmes