Os 7 filmes nacionais que você não pode perder no Rocky Spirit - Rocky Spirit
Rocky Spirit 2023: Descubra a seleção de filmes do maior festival de cinema outdoor do Brasil
4 de setembro de 2023
Rocky Spirit transforma Parque Villa-Lobos, em São Paulo, em cinema a céu a aberto
6 de setembro de 2023

Os 7 filmes nacionais que você não pode perder no Rocky Spirit

Neste mês de setembro acontece a 13ª edição do Festival Rocky Spirit, uma grande celebração do mundo outdoor.

Durante os dias 16 e 17 no Parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP), e 23 e 24 na praia de Ipanema, Rio de Janeiro (RJ), o maior festival de cinema ao ar livre do Brasil vai apresentar documentários que fazem parte da safra mais recente de produções estrangeiras e nacionais do segmento de aventura.

Veja também
+ Centauro apoia Rocky Spirit, maior festival de cinema esportivo ao ar livre do Brasil
+ ChatGPT e aventura: o que a Inteligência Artificial pode fazer por nós?
+ Livros e filmes escolhidos por Tamara Klink para encorajar mais mulheres no outdoor

Totalmente gratuito, com atividades para toda a família, o Rocky Spirit inclui temas que variam entre escalada, bike, skate, surf e estilo de vida outdoor. Abaixo, selecionamos as 7 produções nacionais que fazem parte da programação do festival deste ano e contam com histórias cativantes.

O Rocky Spirit 2023 tem patrocínio da Prefeitura do Rio e apoio da Centauro e do Parque Villa-Lobos. As mídias oficiais do evento são Go Outside e Hardcore. A realização é do Rocky Mountain em parceria com a Mountainfilm.

10/03 – A História de David

David Santos provavelmente seria mais um ciclista anônimo não fosse por um acontecimento que mudou sua vida para sempre: o atropelamento por um motorista bêbado, que arrancou seu braço. O documentário 10/03 conta como foi a vida de David depois desse dia – é surpreendente, revoltante, emocionante. Se depois de alguns meses as notícias sobre o assunto foram rareando, esse filme conta a história que veio depois e desentala o grito por justiça da garganta.

Brasil, 2023
Duração: 16 minutos
Direção: Rodrigo Rebouças

A Lua Nasce no Mar

Luana Soares é uma caiçara nascida em Camburi, comunidade quilombola em Ubatuba. Crescida com o pé na areia, ela começou a surfar longboard com 17 anos, evoluindo rápido no esporte e se destacando nos campeonatos. Mas um problema de saúde grave se coloca entre ela e as ondas. Essa história de sonhos e reviravoltas é contada com muita poesia por Ramon Soares, ele também caiçara, quilombola e surfista. Ramon criou o projeto Afro Surfe, projeto que utiliza o esporte como ferramenta de transformação social para fortalecer a cultura do surfe em comunidades quilombolas. O curta “A Lua Nasce no Mar” é sua estreia como diretor, repleto de cenas encantadoras e transbordando alma em cada minuto na tela.

Brasil, 2023
Duração: 8 minutos
Direção: Ramon Soares

Deixe Nossa Montanha Correr Livre

Em um ambiente constantemente ameaçado pelo avanço da mineração, a preservação ambiental desempenha um papel fundamental para o futuro do planeta. Ainda temos tempo para salvar o mundo?

Brasil, 2023
Duração: 4 minutos
Direção: Fernando Biagioni, Maya K Biagioni

Lugar de Criança

Lugar de Criança é uma viagem cativante feita através da perspectiva pura e genuína de uma criança, que nos leva a um mundo de descobertas, desafios e aprendizado em meio às maravilhas da natureza. Enquanto a criança explora praias, trilhas e montanhas, revela sua capacidade de se conectar com o ambiente, estimulando o desenvolvimento de habilidades como empatia, criatividade, resiliência e autoconfiança, e moldando um indivíduo mais consciente e conectado com o mundo ao seu redor.

Brasil, 2023
Duração: 6 minutos
Direção: Edinho Ramon Santos

Uma Vida Secreta

Um curta-metragem de animação baseado em uma cena do filme A Vida Secreta, de Walter Mitty, de 2013. Quem assina o remake brasileiro é James Vaccari, brasileiro, designer, ilustrador, animador, montanhista, escalador cicloviajante, mountainbiker, caiaquista e entusiasta da vela.

Brasil, 2022
Duração: 2 minutos
Direção: James Graciano Vaccari

A Rota Polar

Produzido pela Tocha Filmes, o documentário acompanha o dia a dia do velejador Beto Pandiani e de Igor Bely, seu companheiro de viagem em um barco sem motor, pela icônica passagem noroeste da rota polar, realizada entre junho e setembro de 2022. Uma reflexão sobre as mudanças climáticas, com imagens que mesclam o degelo com paisagens deslumbrantes, de uma natureza ainda intocada, além de entrevistas com cientistas e historiadores.

Brasil, 2023
Duração: 90 minutos
Direção: Beto Pandiani e Sylvio Rocha

33 Segundos

33 Segundos retrata um período caótico da vida do base jumper Pietro Carmona, quando ele vai buscar a paz de que precisa na queda livre do esporte que é a sua essência.

Brasil, 2023
Duração: 5 minutos
Direção: Fabio Benvenuti, Cadu Lang

G Outside

Mais notícias