Três filmes do Rocky Spirit 2025 mostram que não há aventura completa sem uma boa trilha sonora no violão, mesmo quando o palco é uma montanha gelada ou uma tempestade nos Andes
+ Rocky Spirit Play reúne 50 filmes gratuitos sobre vida ao ar livre e esportes outdoor
+ 5 filmes de corrida para assitir online e de graça
Em meio a paredes de granito, nevascas ou travessias de caiaque em fiordes congelados, há algo que sobrevive ao frio e ao cansaço: o som de um violão. Na curadoria do festival Rocky Spirit 2025, três filmes diferentes — Riders on the Storm, About Damn Time e Baffin Vacation — trazem o instrumento como companhia essencial de quem se aventura em meio à natureza. E provam que, às vezes, a música é a parte mais humana de uma expedição.
Todos os filmes estão disponíveis no Rocky Spirit Play, plataforma gratuita que reúne todos os 50 documentários selecionados para o festival deste ano, até o dia 19 de outubro.
Talvez seja o silêncio da montanha pedindo uma melodia ou a necessidade de uma distração leve em meio aos desafios dos esportes de aventura, mas há algo de mágico em um violão que surge no meio do mato. Leve o instrumento para uma travessia, e ele inevitavelmente vira ponto de encontro: as pessoas se aproximam, as vozes se misturam, e de repente a paisagem ganha trilha sonora.
Para Gabriel Tarso, montanhista, músico e fotógrafo, a música é uma forma de potencializar a sua experiência na montanha. “É uma ferramenta que me ajuda a alcançar certos níveis de consciência, de sensibilidade”, diz o também filmmaker, cria da Serra da Mantiqueira, que já chegou ao topo do Everest três vezes.
Para ele, a combinação violão e montanha é perfeita para se colocar em um estado mais vivo em meio à natureza, mas com responsabilidade — sentir o ambiente e as pessoas ao redor é essencial. “Se o instrumento favorecer essa essa experiência no coletivo, eu acho que é válido pra todo mundo; se não, a gente precisa também respeitar o espaço dos outros na montanha. Às vezes a pessoa só vai lá pra ouvir o silêncio”, completa.
Se você é do time que entra para o coro da rodinha do violão, esses filmes vão te inspirar:
Em Riders on the Storm, o som das cordas quebra o silêncio de 18 dias de tempestades nas torres de granito da Patagônia. Entre ventos cortantes e dedos congelados, o trio belga que tenta a primeira escalada alpina da rota clássica encontra nas pausas para tocar violão um momento de diversão leve, improvisando letras sobre a aventura que estão vivendo.
Em About Damn Time, o violão surge como trilha afetiva de uma temporada histórica. O filme celebra as mulheres que desafiaram o domínio masculino nas icônicas corredeiras do Grand Canyon, remando em canoas de madeira feitas à mão. Entre remadas e histórias, o som do violão reforça o espírito livre e o companheirismo que unem essas barqueiras — mulheres que transformaram aventura em herança.
Em Baffin Vacation, o casal experiente na aventura Erik e Sarah partem para uma viagem de 69 dias pela costa remota da Ilha de Baffin, no Ártico canadense. O casal pratica kite ski, esquia por montanhas isoladas, escala uma parede gigante e cruza uma geleira em busca de novos rios para remar em águas brancas. Entre uma aventura e outra, o violão aparece como pausa e companhia de um casal espontâneo e divertido, que celebra tanto a parceria esportiva quanto a cumplicidade romântica.
]]>
No último final de semana, a 15ª edição do Festival Rocky Spirit reuniu centenas de pessoas no Posto 10 de Ipanema, Rio de Janeiro, para assistir a filmes inspiradores sobre esportes outdoor, natureza e vida ao ar livre.
Agora, o festival segue para o ambiente online com o Rocky Spirit Play, plataforma de streaming que disponibiliza gratuitamente a programação completa dos 50 filmes selecionados pela curadoria oficial do evento.
Os filmes estão organizados por playlist para agilizar a procura. É possível navegar por esporte, como: bike, montanhismo, escalada, surf, skate. Ou por interesses, como filmes brasileiros, aventuras em família, ou filmes com mulheres protagonistas.
Como de costume, os filmes gringos foram garimpados nas seleções oficiais de alguns dos festivais mais tradicionais do cinema outdoor. São 40 produções, de 13 países, que prometem muita adrenalina e aventura.
Já as produções brasileiras passaram por um processo seletivo e entraram na programação oficial depois do selo de qualidade do Rocky Spirit. Uma curadoria de peso que reúne filmes frequinhos como Voando o Sonho, Nevado Brasil, Tainá, Do Leme ao Pontal, Rocha, Substantivo Feminino, Kaeté, dentre outros.
O Rocky Spirit online fica no ar até as 23h59 do próximo dia 19 de outubro. Além de poder assistir aos filmes nacionais e internacionais na ordem e no ritmo que quiser, é possível voltar para também o Melhor Filme Nacional.
Além da decisão do público, o festival também elege o Melhor Filme Internacional e outros prêmios na opinião do júri.
O Rocky Spirit tem patrocínio da Prefeitura do Rio, Secretaria Municipal do Rio de Janeiro e Visit Rio; realização Rocky Mountain e Instituto Ondas da Inclusão, parceria MountainFilm e mídia oficial Go Outside.
Clique aqui para assistir.
CURADORIA ROCKY SPIRIT PLAY
]]>
O Rocky Spirit 2025 chega nesta sexta-feira (3) também ao mundo virtual e, entre os 50 títulos selecionados para esta edição, a corrida tem um espaço especial. A versão online do maior festival de filmes outdoor do Brasil vai até 19 de outubro, com acesso gratuito, reunindo produções que exploram a resistência física, os limites mentais e a conexão profunda entre atletas e natureza.
+ Rocky Spirit celebra edição histórica no Rio, com filmes ovacionados pelo público
+ 7 filmes de escalada para assistir no Rocky Spirit deste ano
Na lista de destaques estão cinco filmes de corrida que vão do intimismo ao épico: histórias de transformação pessoal, desafios de sobrevivência em longas travessias, jornadas contra a solidão das montanhas e até corridas que se confundem com a luta pela vida. Seja na imensidão dos Pireneus, nas trilhas do Colorado ou no coração de quem encara o asfalto como redenção, essas narrativas mostram que correr vai muito além do cronômetro: é sobre resiliência, paixão e liberdade.
1. Outlier: Commom
Direção: Dani Reyes-Acosta
EUA, 2025
26 minutos
Em uma jornada emocional por cadeias de montanhas, três líderes latinas – uma cientista, uma cineasta e uma “disruptora” – compartilham as histórias profundamente pessoais e turbulentas de suas vidas, enquanto avançam em direção aos cumes que as definem.
2. Running Is My New Passion
Direção: Andrew Simmons e Russell Simmons
EUA, 2023
4 minutos
A história de como o recém-descoberto amor pela corrida transformou a vida e a saúde de Terry Adams, ciclista profissional de BMX.
3. Tala
Direção: Joel Baldia
Espanha
15 minutos
Em uma jornada de 800 km pelos Pireneus, a ultramaratonista brasileira Fernanda Maciel realiza um feito histórico: é a primeira mulher a completar a lendária trilha GR11. Sozinha, ela corre por doze dias e doze horas, carregando tudo o que precisa para sobreviver – um desafio em profunda solidão, onde o silêncio é um companheiro e a montanha, um espelho.
4. The Life We Have
Direção: Sam Price-Waldman
EUA, 2025
24 minutos
Rob Shaver enfrentou várias recaídas de um câncer estágio 4 nas duas últimas décadas – a morte tem sido uma sombra sempre presente. “The Life We Have” captura sua resiliência, sabedoria e profunda apreciação pela vida.
5. To And From
Direção: Josiah Jones
EUA, 2023
9 minutos
Os ultramaratonistas Laura Kaplan e Keith Hayes enfrentam uma missão de endurance enquanto exploram sua relação com a dificuldade e o sofrimento em tempo real, percorrendo uma rede de trilhas. Uma jornada que os leva da porta de casa a locais icônicos nos arredores de Boulder, Colorado.
]]>
Sob o pôr do sol carioca, centenas de pessoas se reuniram para assistir a filmes inspiradores ao ar livre, em um cenário que uniu esporte, natureza e cultura em perfeita harmonia.
A 15ª edição do Rocky Spirit transformou o último fim de semana, 27 e 28 de setembro, em uma celebração da experiência original do Rio em uma imersão na natureza, reunindo públicos vindos de diferentes lugares.
Ao longo do dia, a areia de Ipanema foi tomada por atividades e encontros que culminaram nas exibições noturnas — com destaque para os filmes protagonizados por cariocas, como “Do Leme ao Pontal” e “Quilombo Central”, ovacionados de pé. Agora, a partir do dia 3 de outubro, o festival se estende para o ambiente digital, disponibilizando gratuitamente cerca de 50 filmes da curadoria de 2025 na plataforma de streaming Rocky Spirit Play.
Entre oficinas de slackline, que reuniram pessoas de todas as idades, aulões de yoga oferecidos pela FARM e momentos de troca e convivência, o clima não poderia ter sido mais especial. O sol e a brisa do mar receberam o público em tardes que misturaram descontração e contemplação, trazendo o espírito do cinema para a energia da praia.
Ao todo, cerca de 20 títulos foram exibidos no Posto 10, em Ipanema, representando histórias diversas e cenários que inspiram a relação com a natureza. Toda essa imersão agora segue disponível no streaming, permitindo que todos possam reviver ou descobrir os filmes até o dia 19 de outubro.
A curadoria valorizou obras com fortes raízes no território carioca. No sábado, “Quilombo Central”, de Anderson dos Santos e Vinicius Martins, homenageou a Pequena África e mostrou a força transformadora do skate na vida de Vinicius, criado no Morro da Providência.
No domingo, “Do Leme ao Pontal”, de Bia Pinho, emocionou ao retratar a trajetória de Jasmin Avelino, bicampeã brasileira de longboard, que esteve presente na sessão. “Encerrar as filmagens em 2024 e ver hoje esse filme sendo aplaudido em Ipanema é muito especial. Ele nasceu aqui, nas praias do Rio, mas também fala de como mulheres do surf e da nossa comunidade podem alcançar o mundo. Minha história se mistura com o filme”, afirmou Jasmin.
A energia do Rocky Spirit conquistou o público do início da tarde até o cair da noite. “O Rocky Spirit nasceu para conectar pessoas por meio do cinema, do esporte e da natureza. Ver essa energia pulsar novamente no Rio, com tanta intensidade, nos mostra que o festival já faz parte da cidade”, celebra Andrea Estevam, fundadora e curadora do evento.
A programação completa dos 50 filmes selecionados pela curadoria pode ser assistida gratuitamente até o dia 19 de outubro pelo Rocky Spirit Play.
O Rocky Spirit tem patrocínio da Prefeitura do Rio, Secretaria Municipal do Rio de Janeiro e Visit Rio; realização Rocky Mountain e Instituto Ondas da Inclusão, parceria MountainFilm e mídia oficial Go Outside.
CURADORIA ROCKY SPIRIT PLAY
]]>
Slackline, yoga, música ao vivo e mais de dez filmes inéditos serão exibidos hoje, 28 de setembro
+ Festival de montanha Rocky Mountain Games traz novidades para Campos do Jordão
+ Rocky Spirit desembarca no Rio com cinema ao ar livre, música e cultura outdoor
O Rocky Spirit deu início à sua 15ª edição neste sábado (27), no Posto 10 da Praia de Ipanema, com um público expressivo que aproveitou todas as atividades gratuitas: oficina de slackline, aulão de yoga e muita música, além da primeira leva de filmes exibidos ao pôr do sol. O clima de celebração tomou conta de vez da orla carioca, especialmente durante o show da Orquestra Voadora, que fez a praia vibrar antes das sessões de cinema ao ar livre. Confira como foi tudo abaixo, e o que esperar para hoje:
A tarde de sábado começou com as atividades gratuitas na areia, que foram recebidas com muita curiosidade e disposição por parte do público, que aumentava a cada nova atividade. Quando bateu 16h, foi a vez da Orquestra Voadora, grupo musical que veio pelo calçadão chegando e agitando o público presente e quem mais foi chegando. O som lotou o Posto 10, preparando a plateia para o auge do evento: a exibição gratuita de filmes.
Foram duas horas de muito filme, inspirando todo o público presente ao longo do fim de tarde carioca. “Goochie” (bike), “Spaguetti Week” (surf), “The Trans Al-Andalus” (bike), “Sliding” (treno de gelo), “Above Sinai” (kitesurf), “Quilombo Central” (skate), “Center Punch” (esqui), “Uhuru” (bike), “Taina” (surf) e “Riders on the Storm” (escalada) completaram a programação de filmes de sábado, encantando todo o público. Entre um filme e outro, as pessoas também puderam trocar com Renata Massetti, diretora de Tainá; Léo Brasil, de The Trans al-Andalus; e Vinicius Martins, de Quilombo Central, que participaram de conversas com os espectadores após as sessões.
Para este domingo (28), o festival segue com programação gratuita que reúne atividades como yoga e slackline ao longo do dia, além de um DJ set de Marcelinho da Lua e mais uma seleção de documentários que exploram temas ligados ao esporte, à cultura e à relação com a natureza.
“O primeiro dia do Rocky Spirit foi incrível. Tivemos um público muito receptivo, atento às histórias e emocionado com os filmes. Ver diretores e protagonistas compartilhando suas trajetórias de forma tão próxima do público é o que faz do festival uma experiência tão especial. Estamos muito felizes e animados para este segundo dia”, afirma Andrea Estevam, fundadora e curadora do festival.
O Rocky Spirit 2025 apresenta 50 documentários de 13 países, sendo nove produções brasileiras. A programação completa ficará disponível online a partir de 3 de outubro, na plataforma de streaming Rocky Spirit Play.
Serviço:
Rocky Spirit 2025 – 15ª edição – Rio de Janeiro
Data: 28 de setembro de 2025
Local: Praia de Ipanema – Posto 10, Rio de Janeiro
Horário: Das 14h às 19
Entrada gratuita
Programação:
Domingo
14h — Início do evento
14h às 17h — Oficina de slackline
14h45 às 15h45 — Aula de yoga
15h45 às 17h — DJ set Marcelinho da Lua
17h às 19h — Exibição dos filmes
19h — Encerramento
]]>
Cinema pé na areia, música, atividades ao ar livre e histórias inspiradoras: neste fim de semana (27 e 28 de setembro), o Rocky Spirit, maior festival de filmes sobre esportes e cultura outdoor do Brasil, toma conta das areias da Cidade Maravilhosa — e o melhor, com entrada gratuita.
Na programação carioca do Rocky Spirit, o público poderá assistir a 19 filmes projetados em um telão gigante montado no Posto 10, em Ipanema. Antes das sessões, que acontecem das 17h às 19h, ainda rola um esquenta com yoga, slackline e shows ao vivo.
Quem já conhece o festival sabe que o Rocky Spirit vai muito além do cinema: é um ponto de encontro da galera que respira natureza e aventura.
A energia coletiva diante da tela, somada às conversas com diretores e protagonistas, transforma cada exibição em uma experiência única. E neste fim de semana, os cariocas terão a chance de trocar ideia de perto com alguns dos nomes que fazem parte desta 15ª edição.
No sábado (27), estarão presentes Leo Brasil, diretor e protagonista de The Trans al-Andalus; Vinicius Martins, diretor e protagonista de Quilombo Central; e Renata Massetti, diretora de Tainá. Já no domingo (28), marcam presença Bia Pinho, diretora de Do Leme ao Pontal; Jasmin Avelino, protagonista do mesmo filme; e João Barbosa, diretor de Nevado Brasil.
No total, o festival exibe 19 produções no Rio — histórias que exploram a relação do ser humano com a natureza, vida ao ar livre, personagens singulares e esportes como skate, bike, surf, escalada e montanhismo. E não para por aí: quem quiser prolongar a experiência pode acompanhar o festival também online. De 3 a 19 de outubro, todos os filmes exibidos no Rio — além de outras 31 produções — estarão disponíveis em streaming no site oficial.
Entre os destaques, estão 10 filmes brasileiros, incluindo duas produções cariocas: Do Leme ao Pontal, que acompanha a trajetória da bicampeã brasileira de longboard Jasmin Avelino, e Quilombo Central, que celebra a resistência através do skate.
As demais obras foram escolhidas por uma curadoria especial entre o melhor do cinema outdoor brasileiro e internacional, com documentários vindos de países como Canadá, EUA, Espanha, Inglaterra e Suíça.
A partir das 14h, o festival abre o espaço com atividades gratuitas. O primeiro destaque é uma clínica de slackline comandada por André López, responsável por ensinar centenas de pessoas a dar seus primeiros passos na fita.
Na sequência, a música toma conta do festival: no sábado, a Orquestra Voadora embala o público com um show vibrante que mistura fanfarra, samba, funk, frevo e ciranda. Já no domingo, quem assume a trilha sonora é o DJ Marcelinho da Lua, trazendo uma combinação envolvente de reggae, dub e MPB.
Para curtir o Rocky Spirit ao máximo, a dica é chegar cedo: a partir das 14h, a praia já ganha vida, garantindo uma programação de dia inteiro. E nada combina mais com cinema ao ar livre do que compartilhar um mate, cervejinha gelada ou um vinho com os amigos, então vale trazer a sua própria comida e bebida.
Embora o festival ofereça cadeiras na areia, também é uma boa ideia levar a sua canga ou até a sua própria cadeira para escolher o melhor lugar e assistir com conforto. O evento é para a família inteira: chame os amigos, traga os filhos e, sim, até o seu pet é super bem-vindo.
Como sábado e domingo contam com programações diferentes, vale a pena ir nos dois dias para não perder nada. E quem quiser prolongar a experiência pode acompanhar o festival também online: de 3 a 19 de outubro, todos os filmes estarão disponíveis em streaming no site do Rocky Spirit.
Para conhecer todas as sinopses, basta acessar o site oficial do Rocky Spirit.
Rocky Spirit 2025 – 15ª edição – Rio de Janeiro
Data: 27 e 28 de setembro de 2025
Local: Praia de Ipanema – Posto 10, Rio de Janeiro
Horário: das 14h às 19h
Entrada gratuita
Programação:
14h | Abertura
16h15 – 17h | Shows
17h – 19h | Exibição dos filmes
]]>
Neste final de semana (27 e 28), o Rocky Spirit desembarca no Posto 10, em Ipanema, Rio de Janeiro (RJ), com histórias que celebram inclusão, diversidade e empoderamento através do esporte.
Um dos destaques da programação é o documentário The Cholita Skaters of Bolivia, que mostra como um grupo de jovens bolivianas vem quebrando estereótipos e transformando o skate em um poderoso símbolo de identidade cultural e liberdade.
O filme conta a história do coletivo Imilla Skate, fundado em 2019 por Daniela Santiváñez e duas nas ruas de Cochabamba. Incentivada pelo irmão, Daniela arriscou seus primeiros ollies e kickflips ainda na infância, embora fosse “raro ver garotas andando de skate”.
Cansada de ouvir as reclamações de sua mãe sobre os hematomas causados pelas quedas, Santiváñez largou o esporte na adolescência, mas retomou a paixão quando descobriu na faculdade que não estava sozinha.
“Andar de skate com o Imilla Skate nos ajudou a criar laços, a fortalecer a amizade. Somos muito próximas. Não apenas andamos de skate, mas também nos apoiamos nos nossos problemas”, conta Santiváñez.
Se no passado os povos originários da Bolívia eram socialmente excluídos e impedidos até de usar transportes públicos, no Imilla as vestimentas coloridas, com as tradicionais polleras (saias coloridas), simbolizam força e empoderamento.
“Essas roupas não são uma fantasia. São uma identidade. É o que as torna cholitas, e elas têm orgulho disso”, explica Huara Medina Montaño, também integrante do Imilla Skate.
Graças à atuação do coletivo nas redes sociais, outras mulheres começaram a praticar o esporte, reforçando um sonho simples e grandioso das cholitas skatistas: ver cada vez mais mulheres deslizando de skate pelas ruas bolivianas, vestindo suas polleras com orgulho.
The Cholita Skaters of Bolivia é um dos 50 filmes selecionados para a 15ª edição de Festival Rocky Spirit, que acontece nos dias 27 e 28 de setembro, em Ipanema, Rio de Janeiro (RJ), e na versão online, de 3 a 19 de outubro.
Rocky Spirit 2025 – 15ª edição – Rio de Janeiro
Data: 27 e 28 de setembro de 2025
Local: Praia de Ipanema – Posto 10, Rio de Janeiro
Horário: das 15h às 20h
Entrada gratuita
Programação:
14h | Abertura
16h15 – 17h | Show
17h – 19h | Exibição dos filmes
]]>
Desde 2011, o Rocky Spirit traz ao público brasileiro os documentários mais inspiradores sobre vida ao ar livre, esportes outdoor e meio ambiente.
E se tem um tema que não poderia faltar no telão do festival é a bicicleta. Seja em aventuras épicas na montanha, na adrenalina de seingle tracks ou como ferramenta de transformação, o pedal é sempre protagonista.
Por isso, selecionamos abaixo 7 filmes de bike que já estamos doidos para assistir nesta edição do Rocky Spirit.
O evento acontece nos dias 27 e 28 de setembro, no Posto 10, em Ipanema, Rio de Janeiro (RJ), além da versão online, de 3 a 19 de outubro.
Tudo 100% gratuito, como manda a tradição.
No escaldante verão de 2024, o mais quente já registrado na Península Ibérica, dois ciclistas se propõem a traçar uma nova rota de bike de 2.500 km. O caminho une as artérias esquecidas do Império medieval de Al-Andalus: cidades montanhosas, torres em ruínas, olivais silenciosos e as grandes capitais de Zaragoza, Granada e Toledo.
Brasil, 2025
Duração: 10 minutos
Direção: Leonardo Brasil, Adam Pawlikiewicz
O filme acompanha Jakob e Konne, dois pais aventureiros, em um passeio de mountain bike de seis dias pelos Alpes Suíços – 180 quilômetros com 6.000 metros de altitude ao redor do Parque Nacional Suíço. Seus dois “copilotos”, Karl e Emil, têm dois anos e meio.
Alemanha, 2025
Duração: 30 minutos
Direção: Holger Wimmer
Um homem, uma bike, um antigo vulcão. Acompanhamos o ciclista Dani Cristancho do topo do Kilimanjaro, a 5.895 metros, até a poeira, para realizar uma ideia selvagem: descer de bike a maior montanha da África.
Espanha, 2025
Duração: 12 minutos
Direção: Carlos Farrera
O filme captura as deslumbrantes trilhas de mountain bike e a cultura única do Butão através da jornada dos dois protagonistas. O ciclista austríaco Tom Öhler viaja para explorar trilhas escondidas do país junto com Tandin Wang, um pioneiro do cenário de mountain bike do Butão.
Suíça, 2024
Duração: 9 minutos
Direção: Martin Bissig
O que você faria com três dias longe do trabalho? Com essa pergunta, Chris Burkard se lança na rota de bikepacking Westfjords Way, que ele mesmo desenvolveu na Islândia Ocidental, em busca do equilíbrio entre trabalho, vida familiar e a atração por aventuras pessoais que nos inspiram.
EUA, 2025
Duração: 5 minutos
Direção: Chris Burkard, Brian Davis e Ben Weiland
O mountain bike adaptado tem ganhado força mundialmente, mas seu verdadeiro potencial está apenas começando. Filmado na Colúmbia Britânica, Canadá, Goochie mostra que a categoria vem reescrevendo as regras do trail.
Canadá, 2024
Duração: 3 minutos
Direção: Cole Bernier, Adam Price
Eliot Jackson tem poderes secretos. É conhecido como uma das vozes da cobertura de mountain bike da RedBull TV, e por seus esforços de construção de comunidade e políticas de apoio à bike, com a Grow Cycling. Mas poucos o conhecem por uma de suas façanhas mais radicais: ter realizado um “scrub-whip” com uma mountain bike.
Canadá, 2024
Duração: 2 minutos
Direção: Scott Secco
Rocky Spirit 2025 – 15ª edição – Rio de Janeiro
Data: 27 e 28 de setembro de 2025
Local: Praia de Ipanema – Posto 10, Rio de Janeiro
Horário: das 15h às 20h
Entrada gratuita
Programação:
14h | Abertura
16h15 – 17h | Show
17h – 19h | Exibição dos filmes
]]>
Se um dia o skate foi visto como esporte marginal, hoje é ferramenta de transformação dentro das comunidades do Rio de Janeiro.
Um dos maiores exemplos disso é a trajetória de Vinicius Martins, protagonista de Quilombo Central, um dos destaques nacionais da programação do Rocky Spirit 2025.
Cria do Morro da Providência, a favela mais antiga da América Latina, Vinicius fez das ruas cariocas um território de manobras criativas e liberdade de expressão.
Foi dele também a ideia do Santo Skate Park, projeto que, em parceria com a ONG Casa Amarela, levou a primeira pista de skate para o alto de um morro no Brasil.
Dirigido por Vinicius Martins e Anderson dos Santos Quilombo Central é uma vídeo parte independente que reforça o poder do skate para unir histórias, sonhos e o corre diário.
Na cultura do skate, a vídeo parte tem um peso enorme. Mais do que vitórias em campeonatos, é por meio delas que muitos skatistas constroem reputação e são reconhecidos pela cena. É também um espaço de expressão artística, já que cada parte traduz a identidade do skatista: criatividade, dificuldade técnica, personalidade, crítica social, até o jeito de ocupar a cidade.
E se cada vídeo parte carrega um retrato da vida do skatista, poucas histórias traduzem isso tão bem quanto a de Vinicius. Ele começou engraxando sapatos no centro do Rio, onde conheceu o skate de rua, e atravessou momentos difíceis — incluindo 1 ano e 5 meses de prisão injusta, até ser absolvido. O skate foi, ao mesmo tempo, prova de sua inocência e inspiração para criar oportunidades dentro da comunidade.
“Fui menino engraxate e, quando conheci o skate, descobri um leque de oportunidades que eu não tinha. Hoje posso mostrar que o skate ensina mais do que manobras: ele promove alfabetização, conhecimento e educação, porque sem educação não somos nada”, conta Vinicius, que foi campeão carioca de 2024 na categoria Master.
Para ele, Quilombo Central é mais do que um filme: é manifesto. “É mostrar a essência do skate de rua, onde ele surgiu e onde aprendi a andar de skate. Mostrar à juventude que, além dos campeonatos, numa vídeo parte é possível se expressar como quiser, no estilo que quiser, sem preconceito. Produzir uma vídeo parte independente é levantar a bandeira do meu território, da minha história, e ter orgulho dela, com uma visão crítica das questões sociais que me atravessam.”
Quilombo Central será uma das dez atrações nacionais do Rocky Spirit, festival que reúne os grandes filmes do outdoor do momento. O evento chega à sua 15ª edição nos dias 27 e 28 de setembro, no Posto 10 da Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, e também na versão online, de 3 a 19 de outubro. O evento é 100% gratuito, celebrando o estilo de vida ao ar livre da melhor maneira.
Rocky Spirit 2025 – 15ª edição – Rio de Janeiro
Data: 27 e 28 de setembro de 2025
Local: Praia de Ipanema – Posto 10, Rio de Janeiro
Horário: das 15h às 20h
Entrada gratuita
Programação:
14h | Abertura
16h15 – 17h | Show
17h – 19h | Exibição dos filmes
]]>
O mar também vai ganhar destaque especial no Rocky Spirit 2025. A nova edição do maior festival de filmes outdoor do Brasil reúne produções que retratam o surf em suas múltiplas formas: das ondas clássicas do Rio de Janeiro às pranchas de madeira feitas à mão em Portugal, passando pela cena alternativa de Taiwan e até o universo excêntrico do bodysurf na Austrália.
+ Cinema ao ar livre: esses são os filmes que vão brilhar no Rocky Spirit 2025
+ 7 filmes de escalada para assistir no Rocky Spirit deste ano
Entre oito filmes de surf selecionados, o público poderá mergulhar em histórias que vão muito além da performance: são narrativas de conexão com a natureza, descobertas pessoais, coragem diante do desconhecido e a busca pela liberdade que só o oceano pode oferecer.
Seja no Posto 10 de Ipanema, nos dias 27 e 28 de setembro, ou na versão online entre 3 e 19 de outubro, o Rocky Spirit promete transformar o cinema ao ar livre em uma verdadeira celebração do mar.
Confira as produções de surf:
1. Buoyancy – A Surf Story From Taiwan
Direção: Jonathan Strömberg
Suécia, 2025
13 minutos
Apoo Lee dirige a loja de pranchas Buoyancy, na costa leste de Taiwan. Em contraste com a vertente comercial do surf, a história de Apoo destaca uma abordagem mais simples e com mais alma, rodeada de amigos, família e cultura de surf local. O filme explora a cena de surf alternativo de Taiwan e celebra a liberdade, a criatividade e a alegria de pegar ondas.
2. Do Leme ao Pontal
Direção: Bia Pinho
Brasil, 2025
15 minutos
O filme de surf traça a jornada de Jasmim Avelino, bicampeã brasileira de longboard, ao mesmo tempo em que mostra as paisagens e o espírito do icônico litoral do Rio de Janeiro.
3.First In, Last Out
Direção: Keith Malloy
EUA, 2025
25 minutos
Quando a nadadora Christa Funk se juntou à guarda costeira, ela foi designada para Oahu, Havaí, onde descobriu o mundo da fotografia de surf. Inspirada pela memória de seu pai, Christa se lançou nos lineups mais perigosos e lotados do mundo, tornando-se uma das melhores fotógrafas de surf do mundo – e uma das poucas mulheres lá.
4. Kaeté
Direção: Pedro Ciampolini
Brasil, 2025
48 minutos
“Kaeté” fala de conexão com a natureza e respeito aos ambientes naturais por meio de três personagens de Ubatuba, litoral norte de São Paulo. O atual campeão brasileiro de surf Weslley Dantas representa a água. Bruno Salles, artesão de bambu especializado em construções naturais, simboliza a terra. René Santos, ornitólogo e observador de pássaros, representa o ar.
5. Shaped by the Elements
Direção: Duda Bertho, Gabriel Novis, Gustavo Duccini
22 minutos
Em busca de uma conexão mais profunda consigo mesmos, os surfistas Brisa Hennessy, Imaikalani DeVault e Jake Marshall embarcam para El Salvador. Entre ondas perfeitas e paisagens deslumbrantes, eles se entregam a uma jornada de transformação em que o surf e os elementos da natureza os guiam rumo a algo maior.
6. Spaghetti Week
Direção: Joe Morgan
Portugal, 2025
16 minutos
Job (Jabalí) Verpoorte é um engenheiro químico que mudou tudo para se tornar um shaper de pranchas de surf. O curta celebra a arte de fazer pranchas de madeira e tudo em torno dela: a natureza, as relações, o surfe e o oceano. E mostra como Job lida com as certezas e incertezas do amor, da amizade e da vida.
7. Tainá
Direção: Renata Massetti
Brasil, 2025
15 minutos
A história da surfista mais famosa da Guarda do Embaú, a atleta olímpica Tainá Hinckel, é recontada com um olhar para o mar intercalado com momentos da atleta narrando a própria história em tom de diário.
8. Whomp!
Direção: Wendy John
Austrália, 2025
31 minutos
Um mergulho de cabeça no mundo do bodysurf. Ambientado na costa dourada da Austrália, o filme acompanha um grupo de excêntricos obcecados pelo oceano — surfistas que vivem em áreas marginais e pegam ondas usando apenas o corpo, um par de nadadeiras e muita garra.
]]>